Em 2006, o Brasil ainda não
contava com as redes 3G de banda larga móvel e nossos aparelhos celulares eram capazes
de exibir uma versão muito ruim da internet.
Atualmente, a internet não é
restrita ao computador e se mudou de vez para o seu bolso. Essa é uma das
mudanças na tecnologia que, nos últimos cinco anos, refletiram em nossa maneira
de interagir com informações, dados e até mesmo com outras pessoas. Veja as
mudanças ocorridas em algumas áreas:
Celulares - há 5 anos, o mercado de celulares era dividido
entre aparelhos corporativos, com teclados "QWERTY", canetinhas
conhecidas como "stylus" e acesso muito precário à internet, e
aparelhos com MP3 e câmera digital. Em 2007, o iPhone juntou tudo e popularizou
as telas touch screen (telas sensíveis ao toque - isso foi uma verdadeira
revolução). O Google, logo em seguida, lançou o sistema Android, adotado na
maioria das fabricantes e com aparelhos a preços acessíveis. Com isso, a
internet passou definitivamente do PC de mesa para o bolso.
Televisão - a regra vigente eram os aparelhos
tradicionais, de tubo, com baixa resolução. A transmissão digital ainda não
tinha chegado ao Brasil. Nesta época, o preço das TVs de plasma, mais
finas e com tela plana no formato widescreen, começava a cair para menos
de R$ 5 mil. Em 2011, o padrão é o LCD com com iluminação LED, com aparelhos HD
e 40 polegadas por apenas R$ 1,7 mil. A tecnologia 3D nos televisores ainda não
pegou, mas as conectadas à internet, capazes de exibir conteúdo sob demanda, já
conquistou o consumidor.
Gadget - em 2006, os presentes mais desejados no Natal
era o Wii e o iPod Shuffle, pequeno tocador de músicas no formato MP3 da Apple.
Sabe qual era o tablet do momento? Nenhum. Eles foram apresentados apenas no
início da década, pela Microsoft, como o futuro da computação, mas os aparelhos
ainda não tinham emplacado. No ano passado, surgiu o iPad, que mostrou que
enfim a tecnologia e o consumidor estavam prontos para o novo formato.
Atualmente, a Microsoft quer voltar para esta briga, e trará para o
novo Windows 8, a compatibilidade com os tablets como a sua principal
novidade.
Consoles - nesta área, da atual geração, apenas o console
Xbox - da Microsoft, já se encontrava no mercado. O Nintendo Wii e o
PlayStation 3, da Sony, chegaram no final de de 2006. O Wii, com controles
sensíveis e jogos mais simples, colocou novamente a Nintendo no topo da lista
dos videogames mais vendidos no mundo. Em 2012, a Nintendo lançará uma nova
versão para o Wii, já a Sony e a Microsoft, ainda não anunciaram novas versões
ou modelos depois do PS3 e do Xbox 360.
Jogos - em 5 anos, os games da moda eram os musicais,
como o "Guitar Hero II", lançado pelo PlayStation 2. Esta tendência
atingiu o auge no ano seguinte com "Rock Band". Atualmente, a série
de maior sucesso é "Call of Duty", como combates que vão da Segunda
Guerra à luta contra o terrorismo internacional. Para este ano ainda, os fãs
aguardam o lançamento de "Call of Duty: Modern Warfare 3".
Redes Sociais - em 2006 foi marcado com a criação do Twitter,
microblog para celulares que virou um meio de distribuição de informação veloz
e poderoso. Nós brasileiros somos apixonados pelo Orkut, e, neste mesmo ano, já
éramos pioneiro nas redes sociais. No restante do mundo, o MySpace era a principal
rede social. Ainda em 2006, o Facebook deixou de ser um serviço restrito à
estudantes, para se tornar a maior rede social do mundo, com 750 milhões de
usuários. Há dois meses, segundo o Ibope, o Facebook finalmente superou o
Orkut no Brasil.
Processador mais
poderoso - na área
dos processadores, a evolução mais extrema, nos últimos 5 anos, não foi na
velocidade, medida em GHz. A tendência foi o aumento de núcleos de cada
processador. Hoje, as máquinas possuem mais "cérebros" efetuando
trabalhos simultâneos. Em 2006, o top de linha da Intel era o Core 2 Extreme,
que trazia 2 núcleos rodando a 2.93 GHz. Em 2011, o top é o Core i7-990X com 6
núcleos a 3,47 GHz. A AMD, concorrente a Intel, começou a vender processadores
8 e 16 núcleos.
Sucessos do YouTube - no ano de 2006, o comediante Judson Laipply
condensou em 6 minutos a "evolução da dança" e criou o vídeo mais
popular da internet, com 180 milhões de exibições. Em 2011, o hit mais
visualizado do YouTube é do cantor justin Bieber, com "'Baby ft. Ludacris",
com 620 milhões de exibições. Na sequência, Lady Gaga, com "Bad
Romance", com 413 milhões.
por Fábio Lagoeiro