segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Cuide do seu celular para não ser clonado!


Se você está acostumado com uma conta mensal de celular que raramente chega aos 100 reais, e em um determinado dia você se depara com uma cobrança absurda de 2 mil reais em ligações, fique atento: seu número foi clonado.

A não ser que você tenha seu aparelho roubado (ou um familiar que o pegou escondido), são grandes as chances de que o celular tenha passado por um processo de clonagem.

Um telefone celular clonado se trata de uma cópia fiel de um aparelho, que possui exatamente o mesmo “DNA” de um aparelho legalizado – no caso, ambos compartilham o mesmo número de discagem e a identificação de série usada pelo fabricante. A diferença está no fato de que a pessoa que utiliza o dispositivo clonado não tem que se preocupar com contas, que são enviadas somente para o dono legal da linha.

Os aparelhos clonados são utilizados pelos fraudadores como uma maneira de fazer ligações telefônicas caríssimas, deixando o problema da conta para o verdadeiro dono da linha.

O processo de clonagem tem se mostrado bem-sucedido com aparelhos que ainda contam com a tecnologia CDMA. Embora também afete os aparelhos com a tecnologia GSM, nesse casso se mostra bastante raro.

A desvantagem dos aparelhos CDMA é que eles contam com um número serial eletrônico (ESN) e um número de identificação móvel (MIN), enquanto, os aparelhos com a tecnologia GSM são identificados somente pelo IMEI (Identificação Internacional de Equipamento Móvel), número de identificação global e único para cada celular, que se mostra um grande obstáculo aos falsários.

Para capturar as informações de um portátil, criminosos costumam usar um aparelho conhecido como scanner, capaz de detectar e gravar as informações dos aparelhos ligados nas proximidades. Já no caso dos celulares GSM, a clonagem se dá através da cópia do cartão SIM utilizado pelo usuário – processo mais difícil de se realizar e que desestimula a atividade criminosa.

Como a maioria das doenças, a clonagem de um aparelho só é possível desconfiar quando começarem a surgir os primeiros sintomas. Entre os problemas mais comuns está a dificuldade de completar ligações telefônicas e o recebimento de chamadas feitas a partir de cidades distantes por pessoas desconhecidas.

Outro problema é a interceptação de ligações feitas por amigos, que apesar de discarem o número correto, acabam falando com uma pessoa desconhecida. Além disso, são comuns as dificuldades para se completar chamadas, que costumam ficar marcadas pela queda frequente nas comunicações.

O sinal mais evidente de que há um problema com sua linha é o surgimento de contas telefônicas incompatíveis com o seu uso normal. Embora nem sempre uma cobrança errada signifique que há uma cópia do seu aparelho circulando por aí, tal ocorrência é o indício mais forte que pode ter algo errado.

A primeira providência a tomar caso você desconfie da clonagem é entrar em contato com a prestadora de serviço utilizada e solicitar o bloqueio da linha. Isso deve ser feito de maneira imediata tanto quando há suspeitas de fraude quanto na ocorrência de perda ou extravio do dispositivo.

Segundo a Anatel, caso a denúncia seja feita por telefone, é indispensável anotar a guardar o nome completo do atendente, data, horas e número do boletim gerado no ato da denúncia. Caso a reclamação tenha sido feita de forma direta pelo cliente, deve-se obter uma cópia impressa da ocorrência registrada.

Embora qualquer pessoa esteja suscetível a ter seu celular clonado, algumas medidas simples podem dificultar o acesso de fraudadores às informações do aparelho utilizado:

Troque o seu celular antigo por outro compatível com tecnologias mais modernas;
Em caso de danos ao aparelho, procure representantes autorizados pelos fabricantes ou oficinas conhecidas pela integridade;
Revise mensalmente a fatura enviada pela fornecedora do serviço e, se possível, evite optar pelo débito automático em conta;
Ao receber ligações de pessoas identificadas como funcionárias das operadoras, desligue automaticamente caso seja requisitado o pressionamento de algumas teclas;
Evite ligar o celular em rodoviárias e aeroportos, principais locais de ação dos fraudadores equipados com scanners. Caso o aparelho entre em roaming, a comunicação pode ser feita com a central através de ondas FM não criptografadas, o que facilita a captura de informações sensíveis;
Há algum tempo, eu comecei a receber ligações de todos os prefixos do país em meu aparelho, mas era uma linha fixa, da Embratel, o Livre, porém, um dispositivo móvel. Na hora suspeitei que fosse alguma tentativa de clonagem da linha, portanto, entrei em contato com a central e troquei o número da linha.

Mas, a troca do número, na maioria das situações, acarreta transtornos para o usuário, pois a linha é utilizada para negócios e pode trazer grandes prejuízos, o que não era o meu caso.

Como a cada dia somos surpreendidos com novas ações de falsários e fraudadores, fique atento e cuide bem da sua linha telefônica.

Uma boa semana @ todos!

Fábio Lagoeiro
www.formacaoadicional.blog.br




Posts relacionados